top of page

Ler faz falta

Se se trata de um blog e o objectivo é que seja lido, hoje resolvi escrever sobre a importância da leitura. Precisamente porque os hábitos de leitura são muito baixos em Portugal.



A Fundação Gulbenkian e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa desenvolveram um estudo baseado em 2000 inquéritos realizados a cidadãos residentes no país com 15 ou mais anos, cada um contando com 89 perguntas sobre práticas culturais, realizado entre 12 de Setembro e 28 de Dezembro de 2020. O estudo centrou-se em áreas como os consumos culturais por meio da internet, televisão e rádio; os hábitos de leitura em papel e formato digital; a frequência a bibliotecas, museus, galerias de arte e monumentos; e a ida a espectáculos, a concertos e ao cinema. As áreas de incidência do estudo são abrangentes, mas os resultados mais chocantes referem-se ao hábitos de leitura em Portugal.


61% dos portugueses não leram um só livro no último ano

Menos ainda leu em formato digital, fixando em apenas 10% os que o fizeram. Uma realidade que está fortemente associada à educação, já que muitos não têm memória de os pais alguma vez os terem levado a uma livraria, ou lhes terem oferecido um livro ou até mesmo contado uma história.



Aqueles que leem, fazem-no por prazer (68%). “Os mais assíduos leitores de livros são os que têm ensino superior ou cujos pais o alcançaram”, refere José Machado Pais, um dos autores do estudo. O universo de quem leu é constituído maioritariamente por pequenos leitores (27%, que leram entre um e cinco livros impressos), médios leitores (7%, que leram entre 6 e 20 livros) e grandes leitores (apenas 1% leu mais do que 20 livros num ano).


A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.


Se ler faz bem, porque razão se lê tão pouco? O que poderá ser feito para aumentar os hábitos de leitura? Ideias são bem-vindas, porque ler faz bem a todos.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page